MATRIOSKA

Projeto de criação dramatúrgica para jovens entre 12 e 19 anos, realizado em 2019 na cidade de São Paulo, com o apoio do PROAC - Criação e Publicação Literária – Texto de Dramaturgia.

Sobre a autora

Fernanda Gama tem 36 anos e é formada em Artes Cênicas pela ECA/USP. Tem uma família cheia de mulheres maravilhosas, gosta de livros desde que se entende por gente, teve uma adolescência para lá de chata e faz teatro para crianças e jovens com a Cia do Fubá desde 2011. São de sua autoria as peças A Menina Lia, Poetinha Camará (em coautoria com Bruno Gavranic), Space Invaders e Matrioska. 

Sobre a oficina

A Oficina de Dramaturgia para Jovens aconteceu na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP, entre março e maio de 2019, num total de 16 encontros com a participação de 60 jovens alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II. As atividades tiveram como temas Nossos Sonhos (e o que nos separa deles); Gêneros; e Existe Amor em SP?

 

Professora de teatro da Escola de Aplicação - FEUSP –

Adriana Oliveira

Estagiários que acompanharam as atividades:

Henrique Uyeda do Amaral

Jady Salviano Bonifácio  

Lilian Barbosa de Sousa Gomes 

Lucas da Silva Machado

Luiza Sant'Ana Elias

Mariana Bragamonte Brum

Alunos que participaram:

Sobre a peça

É a apresentação de fim de ano do grupo de teatro da escola. A peça é A Gaivota, um texto velho e meio chato que ninguém queria fazer, mas o professor insistiu muito. Quatro meninas ficam nos bastidores quase o tempo todo porque não tem papel para elas. Elas precisam fazer o tempo passar. E através de suas conversas entendemos o que se passa com esse elenco: por que o ator que faria o personagem principal não veio, por que ninguém da turma quer falar com uma das protagonistas, por que o amor é essa coisa tão desejada e tão impossível, por que uma garrafa de vodka circulando pela coxia pode ser bom e ruim ao mesmo tempo, e por que alguns silêncios precisam acabar.   

Leitura dramática

Foi realizada em 18 de agosto de 2019 na Biblioteca Parque Villa Lobos.

Textos

Matrioska - de Fernanda Gama - leitura na Biblioteca Parque Villa Lobos - 18 de agosto de 2019

Segunda versão - setembro de 2019